quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Oração de São Francisco de Assis


Todo Santo, ou quase todos, é padroeiro de alguma coisa ou alguém, e assim são/foram escolhidos em decorrência de alguma característica pessoal, de sua história ou de sua família.

São Francisco de Assis não é diferente, e pela vida idílica e de abnegação que escolheu, vivendo em meio ao campo e sendo reconhecidamente um grande apreciador da natureza, ficou conhecido como o patrono/padroeiro dos animais.

Particularmente eu sempre tive muito medo de animais (todos eles), mas São Francisco sempre me tocou de forma especial. Talvez porque eu tenha crescido sob os ensinamentos franciscanos, no colégio, talvez simplesmente por simpatizar com a história do "Irmão Sol, Irmã Lua", ou pro tudo isso junto, mas a verdade é que eu não tenho certeza, só sei que sempre foi assim. São Francisco, desde muito nova, foi quem eu adotei como Santo de Devoção, e sempre que preciso, sua oração me traz uma palavra de consolo ou encorajamento.

Hoje é dia Dele e gostaria de compartilhar com os meus blogleitores a oração que tanto me faz bem.

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Amém.

Nenhum comentário: