terça-feira, 17 de abril de 2012

[Lisboa] Dia 06 | Serra da Arrábida


Uma única palavra resumiria meu dia: estonteante, mas como eu não sei ser breve e nem poderia ser, principalmente depois do passeio de hoje, vejamos.

Quem vem a Portugal e não vai à região de Arrábida, não sabe, sinceramente, o que está perdendo. Confesso que eu nunca tinha ouvido falar e que a escolha do passeio foi feita depois de pedirmos uma sugestão pra um dos guias (aquele tal guia delicia), mas olha, não me arrependo, e fico muito chateada de saber que esse é o passeio menos procurado pelos turistas. Bobos!


O dia hoje amanheceu lindo, sol brilhando e o vento gritando. Hoje eu achei, de verdade, que eu ia voar, principalmente em cima da Serra e dos Castelos, cheguei a ter medo algumas vezes. Nosso passeio, embora não tenha sido contratado dessa forma, acabou sendo particular: eu, mamys e o Guia (Nuno), já que, como disse, quase nenhum turista escolhe esse percurso. E lá fomos nós.

Primeira parada (por conta e risco do guia) foi no Cristo Rei. É uma "cópia" do nosso Cristo Redentor, na verdade, não é uma cópia, mas mais uma homenagem feita por uma padre, na época da Segunda Guerra (da qual Portugal não participou), depois de retornar do Brasil. É um passeio rápido, sobe, olha a vista, tira foto, desce, tira foto e vaza! Mas ali, pela primeira vez, eu vi uma oliveira de pertinho. Ah gente, parece bobo, mas eu nunca tinha visto oras! Assim como também nunca tinha visto uma árvore de cortiça, e vi hoje, pela primeira vez, em uma das tantas estradas lindíssimas pelas quais passamos.

Juro, eu tô com dor no maxilar de tanto que fiquei com a boca aberta hoje. Uma estrada mais linda que a outra, um lugar mais lindo que o outro. Do Cristo seguimos para Lagoa de Albuferia e olha, babei! Babei não só na lagoa, mas também nos gatinhos que estavam ali praticando kitesurf, todos trabalhados no tanquinho tatuado e sunga preta. Ai ai, mas abafa! (Tio, eu sei que você tá lendo isso, desculpa a indecência kkkkkkkkkkk). Mas, falando sério, o lugar é lindo e com uma vista maravilhosa. A lagoa é salobra, é a junção da água do rio com a água do mar e por isso tem uma cor e um jeito que lembram muito uma praia, de verdade.

 E o Cabo Espichel? Gente, aquilo é a visão do paraíso, não existe outra explicação. Aquilo é a visão do paraíso! Sem contar todo o conteúdo histórico, que até lembra, em partes, a aparição de Nossa Senhora, na área de Aparecida, em São Paulo.

Falando em praia, da lagoa fomos para o Castelo de Sesimbra e de lá para a praia da vila de Sesimbra. Ô gente, que lugar lindo, parece aquelas praias francesas que a gente vê nos filmes, tudo tão limpinho e a água tão azul, só que a areia é fina no lugar das pedras enormes que existem na costa francesa. Lá almoçamos num lugar nada turístico, mas muito bom e fica ai a recomendação. O restaurante chama "Posamigos" e fica entre as ruas Latino Coelho e Marques de Pombal. Eu comi um peixe que não tem no Brasil, ao menos não que eu conheça, e que se chama "carapaus". Não sei se é isso, mas pra mim pareceu um primo maior da sardinha, delicia! E delicia, também, foi o arroz doce amarelinho que eu comi de sobremesa (dieta? nah!).

Devidamente alimentadas, continuamos subindo a Serra da Arrábida (nome da região) e chegamos, literalmente, no ponto mais alto. Puta merda é palavrão? Se for, já foi! Puta merda! De um lado vemos toda a costa, a praia e o oceano azulzinho e do outro vemos toda a cidade, temos as duas vistas de uma única vez, perfeito! (Pena que foi minha mãe quem fotografou essa parte e, olha, não dá pra reconhecer uma grama).

Pra fechar com chave de ouro, nossa última parada foi no Castelo de Palmela. Pra quem gosta de uma linda vista associada à runias, muralhas e história, bingo! A pessoa aqui ficou surtada e saiu batendo foto de toda e qualquer pedra que tinha no caminho. Antes de voltar pra casa ainda paramos numa fábrica de Tortas do Azeitão, que são como rocamboles com um recheio de ovo (?) e canela (?), as quais provamos com uma tacinha de vinho moscatel (posso dizer que senti ateé meu cérebro esquentar com o tal vinho? Nussa!).

Das mais de 320 fotos que eu tirei hoje, seguem algumas:






































Fotos tiradas por @dannynhamansani

Nenhum comentário: