domingo, 15 de abril de 2012

[Lisboa] Dia 04 | Oceanário

Unwritten by Natasha Bedingfield on Grooveshark

Hoje foi dia Oceanário, bebê!

Pra quem tem medo de mergulhar (como eu) e pra quem não tem também, o Oceanário é sempre um passeio legal pra gente ver como as coisas funcionam lá na terra do Nemo, mas posso dizer que a visita de hoje foi espetácular! Há muito queria visitar esse Oceanário, desde a primeira vez que visitei Lisboa, mas ainda não havia tido oportunidade, ainda, e olha, não me arrependo em nada, valeu cada centavinho do valor do ingresso (€ 13,50 - o ingresso comum - ou € 16,00 o ingresso com direito à exposição temporária).


O lugar além de ENORME é lindo (por dentro e por fora). A entrada é uma rampa longa, ondulada, imitando os movimentos do mar, além de sons marinhos ecoando por todo o caminho até que a gente chegue no pavilhão onde a exposição permanente é alojada. O caminho é todo indicado por setas e te leva dos andares mais altos até o mais baixo, onde encontramos o "fundo do oceano". O caminho alterna entre ambientes escuros e ambientes "abertos", mais claros.

Nos ambientes escuros a gente vê os peixes, arraias, tubarões, moreias e todos os outros animais que ficam dentro de grandes, enormes, gigantescos tanques que imitam, com perfeição, o meio ambiente oceânico. Nos ambientes claros e, muitas vezes, abertos, encontramos as lontras, papagaios-marinhos, mergulhões e os pinguins. Ai, posso dizer que me apaixonei pelos pinguins? Posso? Apaixonei! Gente, é fofura demais pra pouca bicho. Eles parecem de desenho, dá uma vontade de apertar, de passar a mão, de saber como é. Eles ficam todos mexendo o rabinho, fazendo bagunça na água, coisa linda! A lontra é outra coisa fofa, também parece desenho, e fica toda querendo aparecer rodopiando na água.

Fora isso, as arraias e todos os mais diversos tipos de tubarão também são uma atração a parte, assim como os peixes-chatos, a Dory e o Nemo. Nem preciso dizer que perdi um tempo enorme fotografando o peixe-palhaço só porque ele é o Nemo, né? As paredes de corais, as anemonas, as medusas, tudo é encantador.

A exposição temporária, por sua vez, nem sempre vale a pena e, no meu caso, não valeu mesmo. Era sobre tartarugas marinhas, mas muito pequena, com poucos animais (quatro ou cinco, no máximo), mas nem isso tirou o brilho do passeio.

Outro ponto muito legal é o fato de o Oceanário ficar dentro do Parque das Nações (antiga Expo 98) que é lindíssima, na beira do rio e com lugares lindos, além do Pavilhão Atlântico (onde acontecem os principais e maiores shows de Lisboa) e do Shopping Vasco da Gama. Definitivamente deve ser um lugar muito gostoso pra passear no verão e, apesar de hoje não ter feito um dia quente, o sol deixou as fotos muito mais bonitas. (Prefiro não comentar do vendaval e da força do vento gelado que quase me fez aprender a voar.)

Pra fechar com chave de ouro, ainda pude conhecer a lindona da @gah_bittencourt e os filhos dela. Que família linda. Mega simpáticos e muito queridos, com certeza. Demorou, mas finalmente conseguimos nos conhecer e foi muito bom e super divertido. Diogo roubou meu coração. Ô criança linda, gente! Deus abençõe. Pablo é um cavalheiro, também.

Algumas fotos do dia de hoje.
















































Fotos tiradas por @dannynhamansani

Um comentário:

Fran disse...

que lindas as fotos e adorei que vcs se conheceram, Gah ADOREi conhecer ela...divirta-se angel *-*