sábado, 14 de abril de 2012

[Lisboa] Dia 03 | Área de Belém

The Lazy Song by Bruno Mars on Grooveshark

Ai ai, hoje a preguiça é tanta que tenho até preguiça de escrever, mas como o dia foi light (ou preguiçoso, como queira), esse post vai ficar mais curtinho que os outros.

Depois daquela senhora jornada ontem, o corpo hoje pedia alguma coisa mais leve, a começar que eu acordei mais tarde que de costume e, por menor que seja o "atraso", a gente sempre acaba perdendo um pouco mais de tempo. Café tomado e preguiça vencida, hoje rumamos para a área de Belém.


Túmulo de Camões
Ok, andamos menos do que eu gostaria (já que mamys está sempre mais disposta a ficar sentada do que a fazer qualquer outra coisa), mas mesmo assim foi bom, principalmente porque fomos ao Mosteiro dos Jerônimos, que é um lugar do qual gosto muito. Não visitei tudo que queria, ali, mas ainda tenho uns dias pra tentar fazer isso. O Mosteiro é bem parecido com os outros que visitamos ontem, mas com sua história própria e os seus próprios "habitantes" ilustres. É lá que estão sepultados os corpos de Vasco da Gama e Luiz Vaz de Camões, o que por si só já vale o passeio, principalmente pra quem gosta de história e literatura.

Em uma outra ala do Mosteiro, também, existe o Museu de Arqueologia Nacional, que conta com exposições permanentes, como "As Religiões Lusitanas" e a sala do tesouro (muito legal, por sinal), e exposições temporárias. Nós demos a sorte de pegarmos, hoje, uma exposição temporária com peças Egípcias. Múmias e sarcófagos fazem essa blogueira viajante muito feliz.

Saindo do Mosteiro, atravessando a avenida, é possível passar algum tempo sentado em um dos vários bancos da Praça do Império (coisa que minha mãe fez com uma certa maestria, né?), além de ficar vendo o vai e vem de turistas e apreciando a arquitetura lindissima do Mosteiro e do Monumento do Descobrimento, que fica do lado oposto ao Mosteiro. O Parque é bem legal, não é muito grande, é bem aberto e tem uma fonte que só funciona a noite. Hoje tivémos, ainda, um item extra: o vento quase digno de tornado. Jesus! De onde saiu todo aquele vento? Eu tive a real sensação de que ia voar e sem precisar de asa. Mas sobrevivi para ter o prazer de almoçar por ali.

Do outro lado de onde os ônibus de excursão param, bem pertinho do Mosteiro mesmo, tem uma pequena alameda formada pelos mais diversos tipos de restaurantes e lojinhas, incluindo um McDonalds (é claro). Ali fomos almoçar num restaurante chamado "Torre Pizza" que, ao contrário do que o nome diz, de Pizza não tem nada. Lugar super agradável, comida muito boa e barata, definitivamente um achado.

Ah! E antes de voltar pro hotel, claro, uma paradinha para comprar os famosos Pastéis de Belém (desde 1837). Eu pensei que seria um doce muito doce, mas errei feio, e é realmente dificil comer um só. Por isso compramos a caixinha com meia-dúzia (e ainda ganhei mais um do guia delicia, no passeio noturno).

Falando nisso, sim, hoje tínhamos um passeio noturno para vermos algumas atrações da cidade com a sua iluminação e, pra ser sincera, não valeu a pena. Não que as iluminações não sejam bonitas, nada disso, mas foi um passeio que qualquer um poderia ter feito por conta própria, sem qualquer necessidade de guia (se bem que, nesse caso, o guia foi o diferencial cof cof). Poucas paradas, quase nenhuma foto (pra não dizer que não tirei, foram 3 sofridas, pela janela do carro) e muito frio. Mas valeu pela experiência e, mais uma vez, o Pastelzinho de Belém e a companhia do sempre fofo, educado e totoso: guia delicia do mês - Miguel Parsons.

Algumas das fotos que tiramos hoje.















Fotos tiradas por @dannynhamansani

Um comentário:

Dans! disse...

Dá mais vontade ainda de conhecer Portugal pelo jeitinho que vc fala!
Blog fofo e com fotos lindas! Cada dia mais linda, amiga!!!
Beijos!