quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Eu consegui! \O/



Bloguinho bloguinho, a uns dias tenho pensado em escrever aqui, mas por total e pura falta de assunto (ou pelo menos assunto interessante) acabei me esquecendo ou simplesmente deixando de lado.

Andava meio desanimada, pensando que desde a foramtura já se passou quase um ano e que até agora o máximo que eu consegui foi um processo aqui e outro ali, enquanto isso, mamys se encarrega de manter a casa (ou tentar) e à mim, uma mulher feita, de 25 anos de idade, e confesso, a situação não era, e continua não sendo, muito confortante, mas tudo na vida tem o seu momento e eu tenho que acreditar que coisas boas vem para quem espera e procura por elas, pois bem, finalmente uma boa notícia chegou hoje.

Não sei se já contei aqui, mas a pouco mais de um ano, quando finalmente defendi a minha monografia, meu trabalho de conclusão de curso ou, como chamamos no Mackenzie, "Trabalho de Graduação Interdisciplinar", em decorrencia da nota que obtive na banca fui agraciada com a indicação ao "Prêmio TGI", que funciona da seguinte forma: os trabalhos apresentados que receberam nota máxima e que os respectivos Professores Orientadores reconheceram como "merecedores" foram indicados ao referido prêmio. Nessa segunda etapa, após apresentação e indicação, o trabalho passa por nova banca, agora composta por 10 novos professores, e sem a presença do aluno.

Pois bem, hoje, dia 28 de outubro de 2009, quase 13 meses depois da minha apresentação na banca, finalmente recebi uma resposta, meu trabalho, de tema tão controverso, contrário até mesmo aos ideais da minha Profa. Orientadora, foi escolhido como o 3° melhor trabalho apresentado por todas as turmas de Direito formadas no 2° semestre de 2008.

Confessor que nunca imaginei que pudesse ganhar qualquer prêmio, quando iniciei as pesquisas e redação escolhi um tema que a mim era interessante e que, por coincidência, estava na "moda", tendo em vista as audiências públicas e julgamento do STF acerca da constitucionalidade, ou não, do art. 5° da Lei de Biossegurança a respeito do destino a ser dado aos embriões crioconservados a mais de cinco anos e a sua possibilidade de utilização nas pesquisas com células tronco. Ok, devo estar falando grego, mas em resumo, o que eu queria saber e estudar era o que fazer com aqueles "mini-bebes" que estão congelados em diversos laboratórios ao redor do país e do mundo, e saber as consequências jurídicas desses prováveis destinos, bem como se isso afetaria em algum eventual direito que eles pudessem ter.

Tema complexo que passava não só pelas questões jurídicas mas muito mais pelas questões religiosas, e que de fato, de alguma forma, me impulsionaram muito, até mesmo pelo fato de eu ter crescido sob uma formação católica.

Sem falsa modéstia, acreditava sim no meu trabalho, em seu conteúdo e forma (sim, a forma conta muito no Mackenzie), mas não quis criar expectativas, até porque, eram aproximadamente 300 monografias, dos mais diversos temas, com as mais variadas redações e outras tanta peculiaridades, e imaginar que a minha pudesse estar entre as 5 melhores era um sonho ao qual eu não perseguia, não foi com esse intuito que eu redigi o trabalho.

Mas eu consegui! Tanto esforço, leitura, dedicação me levaram a alcançar o 3° lugar nessa premiação, e eu estou verdadeiramente feliz. Não consigo descrever, senão de forma exagerada, a minha reação quando recebi, durante a tarde, um e-mail me dizendo que eu tinha sido uma das escolhidas, eu simplesmente surtei.

Minha primeira reação foi chamar a Pri e dizer que eu estava tremendo e precisava respirar, depois, chamar a Glasi e ao ver as minhas duas meninas lindas juntas, avisar que eu tinha ganhado. Sim, eu sempre quis que elas estivessem comigo quando eu soubesse, não só elas, mas principalmente elas e a Tah (que pra variar, não estava online, assim como a Dna. May)...

Eu tremia, tremia muito e queria gritar, abrir a janela e gritar, eu não sabia se ria ou se chorava, ou se fazia os dois ao mesmo tempo. Recebi tantos recadinhos carinhosos no Twitter (Franzinha, , Quel, Dluciana, Mah Medeiros, Lari, Glé, Dani, - se eu esqueci alguém, perdão), até mesmo das minhas argentinas queridas... Mas família é sempre um barril de água fria e todos queriam saber "o que eu ia ganhar com isso" ¬¬°

A entrega solene será no próximo dia 09/11 às 09:00 e eu prometo tirar uma foto pra mostrar pra vocês. Por enquanto eu queria apenas fazer alguns agradecimentos que eu sei que dificilmente serão lidos por quem deveria ser, mas que eu farei mesmo assim:

- Meu Deus, obrigada por ter me dado possibilidades de estudar, por ter me dado forças e coragem pra seguir mesmo quando o caminho não era fácil e quando nas tantas vezes em que eu não via uma luz no fim do túnel.

- Mãe, obrigada por ser quem é, por ser forte o suficiente para me criar sozinha, sem ajuda de ninguém, por trabalhar 90% do seu tempo pra me dar estudo, lar, comida... Obrigada. Te amo

- Profa. Maria Ligia, gostaria apenas, de mais uma vez, agradecer a Sra. por ter acreditado no meu trabalho mesmo quando o tema era, e ainda é, tão controverso e por ter, mesmo assim, me apoiado incondicionalmente durante os longos 12 meses em que trabalhamos juntas.Obrigada por todo incentivo e dedicação, com certeza, não teria obtido esse resultado sem a Sra.

- Aos meus amigos, colegas de faculdade, obrigada por terem me ensinado que sozinha não sou nada, por terem me feito companhia, por terem me incentivado e por terem acredito em mim mais do que eu mesma acredito.

- Meninas, Boneka e Amoreca, obrigada por terem surtado comigo, com toda certeza, não teria sido a mesma coisa, pois desde o início, eu sempre quis que voces estivessem presentes quando eu descobrisse, para o bem ou para o mal, eu queria voces por perto pelo simples fato de eu saber que fosse qual fosse o resultado, voces surtariam comigo ou me consolariam. Amo vocês.

A todos que conseguiram ler esse post complicado e cheio de detalhes e coisas que vocês possivelmente estão pensando "que me interessa?", obrigada também. :))

6 comentários:

Renata disse...

Parabéns:)

Glasi Cansi disse...

Ain AMoree,eu fiquei muito feliz!!Desde q vc me contou sobre esse premio,já sabia q vc tinha GRANDES chances de ganhar!Sempre torci por issoooo e fiquei muito,mais muito feliz mesmo por vc ter ganhado! *_*

Espero q esse seja o 1º de muitasss conquistas,e espero tbm poder estar presente nas horas boas e ruim da sua vida!
Conte comigooo..sempre!

...you're my favorit sound...lift me up!!

Bjos

Fran disse...

ANGELLLLLLLLLLLL!!
PARABÉNS!!
PARABÉNS!!
vc merece es dedicada continue assim pq o ceú será seu limite!!
bjinhos!!

Tah disse...

Frô, parabéns! Essa será a primeira de muitas vitórias! Vc merece tudo o que há de melhor no mundo! Já disse q qro ser igual a você qdo eu crescer né? hihih
Bjim

Cih disse...

Parabéns flor!! Vc merece mtoo e eu tinha certeza que uma hora ou outra isso seria reconhecido!Vc foi mto corajosa no tema e o mundo é dos corajosos acredite!
Parabéns de novo!
Beijos

Priscilinha disse...

Amigaaaaaaaa .. vc é meu orgulhoooo!! uhuuu .. eu sabia q vc ia ganhar .. vc merece tudoo nessa vida! essa é mais uma conquista e mto mais q merecida! ainda vou ti ver brilhar mto mais pq vc merece!! eu to aki sempre ao seu lado, e batendo palmas de pé! Ti amo mtoooo .. and ILL ALWAYS BE BY YOUR SIDE .. one million kisses