sexta-feira, 11 de setembro de 2009

We will never forget


11 de setembro de 2009...

Eu não costumo fazer posts assim, mas 11 de setembro nunca mais será o mesmo, não importa o quanto tentemos esquecer ou minimizar os acontecidos, afinal, já são 8 anos passados. Sim, eu estou falando dos ataques terroristas às Torres Gêmeas nos EUA.

Eu me lembro como se fosse hoje, eu estava fazendo prova de física, era uma das mais difícies que eu teria, a turma estava toda quieta, apreensiva, tinhamos entupido a sala de colas, até no lustre, quando a nossa Coordenadora entrou, desesperada, branca, e disse:

- "Professor, posso interromper?"
- "Eles estão em prova.", ele respondeu.
- "Mas é muito importante, aconteceu uma coisa que pode mudar o rumo da história, não sabemos as consequências, pode ser o início da 3ª Guerra."

A essa altura, todos olhavam para ela com aquela cara de: "Hello, estamos fazendo prova, a sala tá cheia de colas, será que a Sra. podeeria sair?", quando ela disse:

- "Um avião se chocou contra um prédio nos EUA, parece que é um atentado terrorista."

Lembro dela saindo da sala e o professor fazendo cara de "capaz".

No dia seguinte eu teria prova novamente, nem me lembro de que, só sei que vim pra casa com o Cássio, iriamos estudar.

Chegamos, ligamos a TV e assim como todo o resto do mundo, paramos.
Paramos para ver a capacidade destrutiva do homem quando esse é movido por sentimentos e crenças tão fortes que são capazes de superar a razão, e não digo senso crítico, mas o senso comum que está em todos nós.

Vi as labaredas, a fumaça, as pessoas se jogando, o desespero, a queda...

Na hora, eu não pensava em uma possível guerra, numa retalhação ou coisa que o valha, eu pensava nas vidas que se perdiam, em quantos pais, mães, avós estavam ali, em quantas casas estariam chorando, se descabelando em busca de notícias, as linhas telefônicas congestionadas, o desespero que não era meu, eu podia sentir.

Lembro como se fosse hoje, de tudo isso, das frases, das reações, de eu sentada no sofá com um prato de comida na mão sem poder comer, de olhar a TV como se nada mais existisse ao meu redor, de não ter tocado no livro, e quando o fiz, de não ter assimilado nada...

Mas o que mais me encomoda é olhar pra trás, e ver que ninguém aprendeu nada, ninguém aprendeu que fanatismo, ódio, violência não geram coisas boas, e ver que as coisas viram uma bola de neve, sem luz no fim do túnel, sem perspectiva de melhora.

Sim, aqueles que explodiram os aviões, que mataram os milhares de inocentes não tinham senso crítico, eram movidos por uma paixão cega, por uma crença desmedida, desproporcional... mas aqueles que retrucaram foram movidos pelo que? Não pensem que foi para a proteção dos seus, mais que isso, foi pelo orgulho ferido, para sua auto-promoção...

Hoje, 8 anos depois, a única coisa que eu posso dizer e desejar é que Deus, ou aquele em Quem você acreditar, tenha piedade e clemência, que olhe pelas famílias e amigos daqueles que se foram e daqueles que ficaram, e que dê o conforto necessário a cada um.

2 comentários:

Cih disse...

Com certeza é algo que marcou á todos e de uma forma muito intensa e triste,o que podemos esperar de atitudes como essa?Pura ignorância... beijos

Priscilinha disse...

Ohhh eu lembro desse dia, eu cheguei mais cedo da escola, nao lembro pq (acho que gazeei as ultimas aulas hauahuahau) mas qndo eu entrei em ksa minha mae tava com cara de hã olhando pra TV e eu vi akele horror .. credo! E ja se passaram 8 anos .. parece q foi ontem! caraca o homem é capaz de ultrapassar todos os limites, infelizmente tivemos essa tragedia na historia! que Deus conforte aos familiares dessas pessoas que se foram nessa terrivel violencia. Bjs amiga